Escolha uma Página

Cuidados com idosos acamados

No verão, convém termos alguns cuidados com idosos acamados, para que os mesmos, sintam-se sempre limpos e cômodos.

Conforto na cama

Vamos começar pelos lençóis, o ideal é utilizar os de 100% algodão na composição (evita a transpiração do doente e podem ser lavados a altas temperaturas, o que é importante se a pessoa tiver uma doença infecciosa ou se sofre de incontinência. No verão, coloque uma manta de algodão leve e no frio, um cobertor de lã.

Caso não mude os lençóis diariamente, procure mantê-los sempre esticados e livres de resto de comida. Se eles estiverem enrugados, são desconfortáveis, podem atrapalhar a circulação e podem contribuir para a formação de feridas. Mude com frequência também as fronhas. Para o doente poder comer, ver televisão, ler ou receber visitas, sente-o na cama, com o auxílio de almofadas. Mudar frequentemente o acamado de posição é necessário para evitar, entre outras complicações, as feridas!

Banho e higiene

Dar banho a um doente acamado, é muito importante. Para além dos cuidados higiênicos essenciais, proporciona uma sensação de bem estar e de relaxamento.

Avalie sempre o estado da pele da pessoa, aplique um creme hidratante e faça pequenas massagens para ativar a circulação. Os mesmos cuidados devem ser seguidos com a higiene bucal, lavar os cabelos, fazer barba e tratamento das unhas das mãos e pés.

As feridas são comuns nos acamados, por isso, quando surgirem, é necessário tratá-las imediatamente. As feridas devem ser bem limpas com água e sabão ou solução antisséptica, seguida da aplicação de uma pomada antibiótica e depois tapadas com gaze esterilizada.

Medicamentos

Organizar e administrar corretamente os medicamentos é fundamental! Para cuidados com idosos acamados não pode haver enganos e inversão de horários.

Refeições

Servir as refeições também exigem cuidados. Certifique-se  que o acamado está em uma boa posição, ajude-o a lavar as mãos  e estenda uma toalha em seu peito, opte por uma colher, é mais fácil e dá mais segurança. E um copo com água e canudinho, é mais fácil para beber. Alterne os alimentos sólidos com os líquidos e mantenha sua boca sempre limpa. Deixe também a beira da cama, um rolinho de papel higiênico, se possível ausente-se um pouco, dando ao acamado um pouco mais de privacidade.

O cuidador

E lave suas mãos sempre antes e depois de cuidá-lo. Não apresse o doente, respeite o ritmo dele. E tente sempre motivá-lo a fazer o máximo que puder, sozinho! Se precisar de serviços profissionais, faça uma busca por empresas confiáveis e indicadas.

Suavizando o calor

No verão os idosos, por conta do envelhecimento, sofrem um pouco mais. Procure sempre dar água para hidratar bem. É bom vesti-los com roupas leves, frescas, como as peças de algodão, que são ótimas para o calor.

Posts Relacionados

Massagens e seus benefícios Massagens e seus benefícios diretos e indiretos Quero falar neste post sobre os vários tipos de massagens e seus benefícios que venho aplicando com r...
Receitas caseiras para cravos e espinhas Cuidados com a pele Muito se engana quem pensa que esse é um problema só entre adolescentes. Eles surgem inesperadamente na pele. É bom saber e lembr...
Dica deste inverno 2017 – Pelerines A História do Pelerine A dica deste inverno 2017, é uma palavra de origem francesa que quer dizer Peregrino, a Pelerine. Durante o século XIX o pe...

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossa Newsletter e fica por dentro de dicas de moda e bem estar!

A gente dá pitaco em tudo: roupa, cabelo, perfume, maquiagem, fitness, viagem e horta.

E por aí vai...

Sua inscrição foi um sucesso!