Escolha uma Página

O que é aromaterapia?

É uma terapia de natureza holística, que busca obter de forma integrada, o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual através do uso de óleos essenciais. Nesta dica, vamos esclarecer de uma forma básica, como usar aromaterapia.

A palavra “aromaterapia” vem dos termos gregos “aroma” = odor agradável  +  “therapia” = tratamento.

Aromaterapia em ambientes

Deixar sua casa com aquele cheiro gostoso é sempre bom, principalmente quando o aroma é natural, vindo diretamente da Mãe Terra.

Os aromas que são extraídos das plantas aromáticas, os óleos essenciais, são altamente voláteis. Quando difundidos no ar, restauram a energia do ambiente, proporcionando bem estar e equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

A aromaterapia pode transformar a sua casa!!! E sua família, poderá relaxar ao absorver o aroma dos óleos essenciais. Você pode escolher aromas para cada momento e cômodo. As diferenças entre as sensações provocadas pelos aromas são infinitas. As sensações são diferentes porque tem funções. Alguns estimulam a concentração, revigoram, restauram seu bem estar, proporcionam equilíbrio ao ambiente.

Aromaterapia em ambientes

Como usar aromaterapia dentro de casa?

Os óleos essenciais vão além de perfumar o ambiente. São totalmente naturais e tem ação terapêutica, podendo aliviar o estresse, purificar o ar ou repelir insetos. O primeiro passo é limpar bem o ambiente, deixando-o  pronto para receber seu tratamento terapêutico.

Um cheiro para cada cômodo

  • Sala: Como é um ambiente onde há interação social, os aromas indicados são os de manjericão, hortelã-pimenta (que tira o cheiro do tabaco) e os cítricos, como os óleos de limão, tangerina, pois proporcionam alegria, harmonia e aconchego.
  • Cozinha: O de citronela afasta moscas. No dia a dia, os aromas mais recomendados são os de temperos, como alecrim, cravo, orégano e canela.
  • Quarto: Se a intenção é ter algo afrodisíaco, o indicado é o óleo de ylang-ylang. Para ter um sono melhor, o de lavanda, pois é mais relaxante. Em quarto de quem tem rinite, bronquite ou sinusite, pode-se usar óleo de eucalipto ou hortelã, descongestionantes.
  • Banheiro: Os óleos de capim-limão amenizam os odores típicos de banheiro. Pode-se fazer também uma mistura com menta.
  • Escritório: Óleos de limão, grapefruit ou hortelã são odores com as seguintes propriedades: organizar os pensamentos, clarear a mente e auxiliar a criatividade e a memória.

Aromaterapia dentro de casa

Posts Relacionados

Como cuidar dos pés ressecados Como cuidar dos pés ressecados? Muitas vezes por falta de tempo, de costume, esquecemos que nossos pés merecem cuidados especiais. E agora na estação...
Diferenças entre trajes – melhor saber! Conheça as diferenças entre trajes! Quando recebemos algum convite onde vem discriminado o traje que devemos usar, bate logo aquela insegurança com m...
Dica deste inverno 2017 – Pelerines A História do Pelerine A dica deste inverno 2017, é uma palavra de origem francesa que quer dizer Peregrino, a Pelerine. Durante o século XIX o pe...

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossa Newsletter e fica por dentro de dicas de moda e bem estar!

A gente dá pitaco em tudo: roupa, cabelo, perfume, maquiagem, fitness, viagem e horta.

E por aí vai...

Sua inscrição foi um sucesso!