O que é aromaterapia?

É uma terapia de natureza holística, que busca obter de forma integrada, o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual através do uso de óleos essenciais. Nesta dica, vamos esclarecer de uma forma básica, como usar aromaterapia.

A palavra “aromaterapia” vem dos termos gregos “aroma” = odor agradável  +  “therapia” = tratamento.

Aromaterapia em ambientes

Deixar sua casa com aquele cheiro gostoso é sempre bom, principalmente quando o aroma é natural, vindo diretamente da Mãe Terra.

Os aromas que são extraídos das plantas aromáticas, os óleos essenciais, são altamente voláteis. Quando difundidos no ar, restauram a energia do ambiente, proporcionando bem estar e equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

A aromaterapia pode transformar a sua casa!!! E sua família, poderá relaxar ao absorver o aroma dos óleos essenciais. Você pode escolher aromas para cada momento e cômodo. As diferenças entre as sensações provocadas pelos aromas são infinitas. As sensações são diferentes porque tem funções. Alguns estimulam a concentração, revigoram, restauram seu bem estar, proporcionam equilíbrio ao ambiente.

Aromaterapia em ambientes

Como usar aromaterapia dentro de casa?

Os óleos essenciais vão além de perfumar o ambiente. São totalmente naturais e tem ação terapêutica, podendo aliviar o estresse, purificar o ar ou repelir insetos. O primeiro passo é limpar bem o ambiente, deixando-o  pronto para receber seu tratamento terapêutico.

Um cheiro para cada cômodo

  • Sala: Como é um ambiente onde há interação social, os aromas indicados são os de manjericão, hortelã-pimenta (que tira o cheiro do tabaco) e os cítricos, como os óleos de limão, tangerina, pois proporcionam alegria, harmonia e aconchego.
  • Cozinha: O de citronela afasta moscas. No dia a dia, os aromas mais recomendados são os de temperos, como alecrim, cravo, orégano e canela.
  • Quarto: Se a intenção é ter algo afrodisíaco, o indicado é o óleo de ylang-ylang. Para ter um sono melhor, o de lavanda, pois é mais relaxante. Em quarto de quem tem rinite, bronquite ou sinusite, pode-se usar óleo de eucalipto ou hortelã, descongestionantes.
  • Banheiro: Os óleos de capim-limão amenizam os odores típicos de banheiro. Pode-se fazer também uma mistura com menta.
  • Escritório: Óleos de limão, grapefruit ou hortelã são odores com as seguintes propriedades: organizar os pensamentos, clarear a mente e auxiliar a criatividade e a memória.

Aromaterapia dentro de casa

Posts Relacionados

Receitas caseiras para cravos e espinhas Cuidados com a pele Muito se engana quem pensa que esse é um problema só entre adolescentes. Eles surgem inesperadamente na pele. É bom saber e lembr...
Receber em casa com elegância Receber em Casa, um prazer especial Nada mal fazer uma reunião em casa, chamar os amigos ou familiares para um bate papo e ainda saborear um belo jan...
Massagens e seus benefícios Massagens e seus benefícios diretos e indiretos Quero falar neste post sobre os vários tipos de massagens e seus benefícios que venho aplicando com r...

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossa Newsletter e fica por dentro de dicas de moda e bem estar!

A gente dá pitaco em tudo: roupa, cabelo, perfume, maquiagem, fitness, viagem e horta.

E por aí vai...

Sua inscrição foi um sucesso!