Escolha uma Página

Remédios naturais para dormir bem!

Como é ruim dormir mal ou pouco. Parece que estraga o nosso dia! E às vezes não nos damos conta do motivo. A insônia pode ser uma verdadeira tortura na vida de uma pessoa, que chega a buscar soluções químicas para poder descansar. Pensando nisso, escrevemos este artigo buscando dicas de remédios naturais para dormir bem.

A insônia (do latim, in sem + somnus sono) é uma dissonia caracterizada pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono e pela sensação de não ter um sono reparador causando prejuízo significativo em áreas importantes da vida do indivíduo. Do ponto de vista polissonográfico, é acompanhada de alterações na indução, na continuidade e na estrutura do sono. Geralmente aparece no adulto jovem, é mais frequente na mulher e tem um desenvolvimento crônico. (Wikipedia)

Quais são as ervas mais usadas para nos acalmar?

  • Camomila: é uma das mais conhecidas receitas para acalmar.
  • Melissa ou capim cidreira: também é excelente relaxante e calmante.
  • Capim limão: Conhecido como um ótimo relaxante natural.
  • Erva de São João: é um antidepressivo e calmante natural.
  • Endro: fazer um chá com suas sementes e beber até 4 vezes ao dia.
  • Flores de tangerina: fazer a decocção das flores da tangerina (02 colheres de sopa das flores) em uma xícara de água e beber antes de deitar.

Alguns possíveis fatores causadores da insônia:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Efeito colateral de medicamentos (hipertensão, alergia, etc.)
  • Estresse
  • Uso de cafeína , álcool e nicotina.
  • Problemas de saúde: problemas respiratórias, refluxo, hipertireoidismo, dores crônicas, entre outras.
  • Sono desregulado por maus hábitos: dormir demais fora de hora, praticar alguma atividade estimulante antes de ir para a cama.
  • Afligir-se pensando na insônia , no fato de não dormir e tentar forçar o sono, esse esforço mental pode afastar ainda mais a chegada do relaxamento para o sono.

Algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a combater a insônia, mesmo quando ela for crônica. Limite o consumo de cafeína presente no café, chás, colas, chocolates, etc. Converse com seu médico sobre os remédios que esteja usando. Alguns medicamentos descongestionantes podem ser tão estimulantes quanto a cafeína.

Exercite-se regularmente, mas não perto da hora de dormir. Atividade física regular é essencial para quem sofre de ansiedade e ajuda a dormir melhor. Estabeleça uma rotina para seu horário de dormir e despertar, o nosso relógio biológico responde melhor se habituado a horários regulares. Procure relaxar antes de se deitar. Ouça música, leia um pouco, assista um bom filme. Tome um banho morno e procure relaxar! O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono, tome um copo de leite “morno”. Tomar chás à base de ervas também ajudam muito como camomila, erva-doce, erva-cidreira, etc. Os chás são usados há séculos por pessoas que garantem sua ação relaxante. São remédios naturais para dormir bem!

Como tenho dificuldade para dormir, vou usar essas dicas também e vou me policiar mais com meus “maus hábitos”, bora tentar né?!

Posts Relacionados

Como cuidar dos pés ressecados Como cuidar dos pés ressecados? Muitas vezes por falta de tempo, de costume, esquecemos que nossos pés merecem cuidados especiais. E agora na estação...
Como escolher o melhor perfume? Como escolher o melhor perfume? Então, como escolher o melhor perfume para sua pele? Seguem algumas dicas para ajudar na sua escolha. É verdade fa...
Vestido Festa Tom Pastel – Um luxo! Onde usar um vestido festa tom pastel A princípio você pode achar que uma cor clara é meio sem graça que não combina com nada nem ninguém mas é aí qu...

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossa Newsletter e fica por dentro de dicas de moda e bem estar!

A gente dá pitaco em tudo: roupa, cabelo, perfume, maquiagem, fitness, viagem e horta.

E por aí vai...

Sua inscrição foi um sucesso!