Escolha uma Página

Quais os benefícios da caminhada para corpo e mente?

Você sabe quais os benefícios da caminhada? Muitos de nós sabemos que caminhar faz bem para a saúde em geral mas muitos associam caminhada à perda de peso. Mas para se ter um bom resultado, se o intuito for esse, tem que estar associado com uma boa alimentação. Os benefícios da caminhada para a saúde do corpo e da mente são muitos e todos são comprovados cientificamente.

Vejamos a seguir quais outros benefícios que o hábito da caminhada faz para nossa saúde:

1. Circulação

Se caminharmos por aproximadamente 40 minutos estudos comprovam a redução da pressão arterial durante 24 horas após o término da caminhada e sabe porque isso acontece? Porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, aumentando os vasos sanguíneos diminuindo a pressão. Com o esforço da caminhada, as válvulas do coração trabalham mais, melhorando a circulação de hemoglobina e a oxigenação do corpo, sem falar que as artérias e veias se dilatam também, ocasionando melhor oxigenação das partes periféricas do organismo como, braços e pernas.

2. Pulmão

Quando caminhamos ocorrem as trocas gasosas no pulmão e essas trocas se tornam mais poderosas quando a caminhada é feita com frequência, deixando os pulmões livres das impurezas. Funciona como um xarope bronco dilatador, porque ajuda na dilatação dos brônquios, prevenindo a inflamação nas vias aéreas, como por exemplo, a bronquite.

3. Osteoporose

Quando caminhamos movimentamos todo nosso esqueleto e a compressão dos ossos da perna juntamente com a movimentação de todo o esqueleto, faz com que haja uma maior quantidade de estímulos elétricos em nossos ossos, que chamamos de piezelétrico. Esse estímulo faz com que haja uma maior facilidade a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes. Se você está na fase inicial da perda de massa óssea, a caminhada ajuda a fortalecer os ossos mas se você já está com osteoporose, andar com frequência faz com que o quadro não se agrave.

4. Depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina. Com o tempo você perceberá que quanto mais você se exercitar mais endorfina vai liberar, que vai deixá-la mais animada.

5. Sensação de bem estar

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, podem melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a auto-estima. Se feito diariamente, além de deixar o corpo em forma, melhora a saúde e retarda o envelhecimento.

6. Cérebro

Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos.

As pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral e isso é fator decisivo na prevenção de vários tipos de doenças como, demência e Alzheimer.

7. Sonolência

Como gastamos energia durante a caminhada, nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia, o que pode reduzir para quem pratica a caminhada, o risco de ter insônia.

8. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas.

Estudos comprovam que mesmo após a caminhada, continuamos a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, na respiração e na atividade muscular. Portanto, quem faz caminhada com frequência, tem um metabolismo mais acelerado.

9. Derrames e infartos

Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam.

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

10. Diabetes

A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimulados durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes.

Agora que você já viu quais os benefícios da caminhada, deu pra perceber que isso é muito mais abrangente do que imaginamos. Então porque ficar parada esperando que o mundo acabe em barranco? Vá caminhar, conhecer pessoas, trocar experiências, falar da vida dos outros (brincadeirinha), esse não vale a pena e não faz bem à saúde física nem mental. Mas enfim, caminhar, ver pessoas, conversar, além de alegrar faz bem pra alma também. Pense nisso!!! e boa caminhada pra você!!!

 

Posts Relacionados

Intolerância à lactose tem cura? Essa foi uma pergunta que fiz a mim mesma depois que descobri que faço parte dessa lista de alérgicos, que vem crescendo muito. Algumas pessoas já nas...
Receitas caseiras para cravos e espinhas Cuidados com a pele Muito se engana quem pensa que esse é um problema só entre adolescentes. Eles surgem inesperadamente na pele. É bom saber e lembr...
Cuidados com crianças no verão Cuidados com crianças no verão Verão quase chegando e já esse calor!!! O jeito é curtir da melhor maneira possível. Lembrando que temos que redobrar ...

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossa Newsletter e fica por dentro de dicas de moda e bem estar!

A gente dá pitaco em tudo: roupa, cabelo, perfume, maquiagem, fitness, viagem e horta.

E por aí vai...

Sua inscrição foi um sucesso!