O que é aromaterapia?

É uma terapia de natureza holística, que busca obter de forma integrada, o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual através do uso de óleos essenciais. Nesta dica, vamos esclarecer de uma forma básica, como usar aromaterapia.

A palavra “aromaterapia” vem dos termos gregos “aroma” = odor agradável  +  “therapia” = tratamento.

Aromaterapia em ambientes

Deixar sua casa com aquele cheiro gostoso é sempre bom, principalmente quando o aroma é natural, vindo diretamente da Mãe Terra.

Os aromas que são extraídos das plantas aromáticas, os óleos essenciais, são altamente voláteis. Quando difundidos no ar, restauram a energia do ambiente, proporcionando bem estar e equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

A aromaterapia pode transformar a sua casa!!! E sua família, poderá relaxar ao absorver o aroma dos óleos essenciais. Você pode escolher aromas para cada momento e cômodo. As diferenças entre as sensações provocadas pelos aromas são infinitas. As sensações são diferentes porque tem funções. Alguns estimulam a concentração, revigoram, restauram seu bem estar, proporcionam equilíbrio ao ambiente.

Aromaterapia em ambientes

Como usar aromaterapia dentro de casa?

Os óleos essenciais vão além de perfumar o ambiente. São totalmente naturais e tem ação terapêutica, podendo aliviar o estresse, purificar o ar ou repelir insetos. O primeiro passo é limpar bem o ambiente, deixando-o  pronto para receber seu tratamento terapêutico.

Um cheiro para cada cômodo

  • Sala: Como é um ambiente onde há interação social, os aromas indicados são os de manjericão, hortelã-pimenta (que tira o cheiro do tabaco) e os cítricos, como os óleos de limão, tangerina, pois proporcionam alegria, harmonia e aconchego.
  • Cozinha: O de citronela afasta moscas. No dia a dia, os aromas mais recomendados são os de temperos, como alecrim, cravo, orégano e canela.
  • Quarto: Se a intenção é ter algo afrodisíaco, o indicado é o óleo de ylang-ylang. Para ter um sono melhor, o de lavanda, pois é mais relaxante. Em quarto de quem tem rinite, bronquite ou sinusite, pode-se usar óleo de eucalipto ou hortelã, descongestionantes.
  • Banheiro: Os óleos de capim-limão amenizam os odores típicos de banheiro. Pode-se fazer também uma mistura com menta.
  • Escritório: Óleos de limão, grapefruit ou hortelã são odores com as seguintes propriedades: organizar os pensamentos, clarear a mente e auxiliar a criatividade e a memória.

Aromaterapia dentro de casa

Posts Relacionados

Como usar roupas de renda? Renda, beleza e elegância! Ouvimos muito por aí que a renda é uma peça moderna, mas na verdade ela já existia na Antiguidade para vestir faraós, greg...
Tipos de calças jeans – dicas que caem bem! Jeans, o mundo veste blue! Olá meninas, hoje convidei minha amiga e colaboradora Lizandra, para falar sobre tipos de calças jeans. Vamos ver suas con...
Como Organizar Closet Pequeno? Dicas sobre como organizar closet pequeno Cansada de todo dia acordar e não achar sua blusa em meio à tanta bagunça? Não acha que está na hora de dar...