Escolha uma Página

Um dia desses fui dar uma espiadinha na geladeira da casa da minha mãe e pude ver legumes e verduras estragando! Logo vi que minha mãe estava precisando de algumas dicas. Não que ela não seja organizada, mas percebi que faltava algum conhecimento quanto ao modo de embalá-los. Resolvi botar em prática o que aprendi num curso que fiz quando trabalhava em uma loja de acessórios para cozinha, sobre como armazenar verduras e legumes

Dicas importantes para armazenar verduras e legumes

Veja uma lista de alimentos e sua forma correta de armazenamento.

  • Rúcula: Deixe as folhas mergulhadas em água fria e, depois, seque-as. É possível guardá-las em um recipiente sem tampa. Para absorver a umidade extra, cubra a vasilha com toalhas secas.
  • Cenoura: Cortar as pontas irá mantê-la fresca. O ideal é guardar em um recipiente fechado com bastante umidade.
  • Couve-flor: Antes de guardar, retire as partes escuras e não lave a cabeça. Pode ser conservada na geladeira, em uma vasilha fechada, de três a cinco dias.
  • Pepino: Se o consumo for ocorrer um ou dois dias após a compra, deixe o pepino em um lugar fresco. Se for demorar mais, enrole-o em uma toalha úmida e guarde na geladeira.
  • Folhas: Antes de armazenar, retire as folhas mais escuras e murchas. Guarde as restantes em uma tigela coberta por um pano úmido. A couve e a acelga ficam mais bem conservadas imersas na água.
  • Berinjela: Armazene em um lugar fresco e não lave antes de guardar.
  • Batata inglesa e batata-doce: Guarde em um lugar escuro, frio e fresco, em sacos de papel ou caixas.
  • Abobrinha: Na geladeira, pode ser conservada por, no máximo, cinco dias. Sem lavar, guarde em saquinhos de plástico, na gaveta inferior da geladeira.

Dicas importantes para armazenar frutas

Recomendo lavar as frutas em água corrente e depois deixar por 20 minutos de molho na água com 1 colher de chá de água sanitária (lixívia) ou hipoclorito de sódio.

Seque-as com papel toalha e coloque em um recipiente de plástico ou de vidro mas que tenha tampa, ou ainda em sacos plásticos próprios.

Dicas importantes para congelar legumes

Para congelar legumes, depois da higienização, é aconselhável aplicar a chamada “técnica de branqueamento”. Para isso, basta fazer a imersão dos legumes em água fervente por aproximadamente 2 a 3 minutos e depois mergulhá-los em água gelada para melhor conservação da sua textura, cor e sabor, explica a nutricionista.

“Após esse processo, deixe escorrer e procure secar bem os legumes acomodando porções pequenas, próprias para o consumo diário, em potes com tampas ou em sacos plásticos retirando o ar. E estão prontos para o congelamento.”

Não existe segredo para aproveitar melhor seus alimentos sem desperdícios mas lembre-se: compre sempre em pequena quantidade para não correr o risco de não ter tempo de consumí-las antes que se estraguem. É preferível ir toda semana ao hortifrut e comprar produtos fresquinhos do que ir uma só vez, trazer muito e acabar estragando.

legumes

Gostaram das dicas? Com elas fica fácil, fácil armazenar verduras e legumes. Até a próxima!

Posts Relacionados

Receitas caseiras para cravos e espinhas Cuidados com a pele Muito se engana quem pensa que esse é um problema só entre adolescentes. Eles surgem inesperadamente na pele. É bom saber e lembr...
Como montar uma academia em casa? O por quê e como montar uma academia em casa? Se você for assim como eu que adora se exercitar mas não tem paciência de ir à uma academia, ou é daque...
Tipos de calças jeans – dicas que caem bem! Jeans, o mundo veste blue! Olá meninas, hoje convidei minha amiga e colaboradora Lizandra, para falar sobre tipos de calças jeans. Vamos ver suas con...

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossa Newsletter e fica por dentro de dicas de moda e bem estar!

A gente dá pitaco em tudo: roupa, cabelo, perfume, maquiagem, fitness, viagem e horta.

E por aí vai...

Sua inscrição foi um sucesso!