Escolha uma Página

Como prevenir acidentes domésticos com crianças

As crianças pequenas não tem capacidade para avaliar o perigo. E até os 3 anos de idade, elas têm o costume de levar tudo que vêem até a boca. Acidentes domésticos com crianças são causados por botões, tampas, rolhas de garrafas, moedas, pregos pequenos, parafusos, produtos de limpeza ou outros produtos tóxicos e também brinquedos com peças pequenas, pois são uma atração irresistível e consistem num grande perigo, pois elas podem se engasgar, ingerir e até se sufocar.

Outra causa de acidentes domésticos com crianças, que inclusive é o principal, são as quedas. Seguem na sequência os cortes, queimaduras e intoxicações. Não se limite a proibir as crianças de fazerem isto ou aquilo. Procure alertá-las e ensiná-las para os riscos. A explicação requer um pouco de paciência!

Acidentes com crianças

Sempre que necessário, explique à criança porque é que as suas ações são permitidas a si e a elas não apontando razões de idade, capacidade, responsabilidade e segurança.

  • Cuidados com brinquedos: Compre brinquedos adequados à idade das crianças e verifique se os mesmos tem o selo de certificação do INMETRO. Evite os brinquedos pontiagudos. Eles devem ser grandes para não poderem ser engolidos e resistente para não lascarem ou partirem.
  • Cuidados com medicamentos: Todos os medicamentos devem ser guardados fora do alcance das crianças, em lugares altos e de preferência em armários ou caixas bem fechadas.
  • Cuidados com escadas: As escadas devem ter um corrimão de apoio e o piso não deve ser liso, nem escorregadio. Se tem crianças pequenas, coloque proteções e barreiras (portões) em todos os acessos às escadas.
  • Cuidados com janelas e varandas:  Coloque grades ou redes de proteção. Deixe sempre cadeiras e móveis altos, que de para elas subirem, longe das mesmas.
  • Cuidados com piscinas, lagos e até na praia: Nunca deixe as crianças sozinhas perto de uma piscina, mesmo que esta seja própria para ela, seja em qualquer circunstância, mesmo que por 01 minuto.
  • Cuidados na cozinha: Não deixe crianças sozinhas na cozinha. Guarde facas e objetos cortantes em lugares pouco acessíveis. Muito cuidado com o fogão e o gás, procure deixar panelas e líquidos quentes longe delas. Procure desligar o gás quando acabar de cozinhar. Vire sempre cabos de panelas e frigideiras, para o interior do fogão.
  • Cuidados com eletricidade e tomadas: Instale protetores adequados em todas as tomadas da casa, para evitar choques elétricos. E já procure sempre ensinar a criança a passar longe deles!
  • Cuidados com ferro de passar e a tábua: Assim que usar o ferro, procure tirar da tábua e deixar bem longe delas e a tábua fechada sempre!

Outros riscos

Sacos plásticos, fios de telefone soltos, almofadas e travesseiros altos e fofos, podem asfixiar ou estrangular. MUITO CUIDADO!!!

Evite os cordões de chupetas que dão volta no pescoço. Não beba líquidos quentes com crianças no colo. Proteja os cantos das mesas e de outros móveis que possam significar perigo para o bebê.

Posts Relacionados

Tendência Outono-Inverno 2017 – Cabelos Cabelos: tendência Outono-Inverno 2017 Porque será que a cada mudança de estação dá aquela vontade incontrolável de mudar o visual. Eu, pelo menos, m...
Como clarear roupa branca – dicas claras! Você sabe como clarear roupa branca? As roupas brancas nunca vão deixar de ser lindas, clássicas e elegantes! O branco é neutro e fácil de combinar. ...
Massagens e seus benefícios Massagens e seus benefícios diretos e indiretos Quero falar neste post sobre os vários tipos de massagens e seus benefícios que venho aplicando com r...

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossa Newsletter e fica por dentro de dicas de moda e bem estar!

A gente dá pitaco em tudo: roupa, cabelo, perfume, maquiagem, fitness, viagem e horta.

E por aí vai...

Sua inscrição foi um sucesso!